Sobre nós

arte + alimento

coletivo COMA* maio de 2023


Caros amigos e apoiadores do Coletivo Coma,


Gostaríamos de compartilhar uma nova atualização em relação à nossa trajetória artística!

Uma mudança que representa uma grande evolução criativa que nos permitirá expandir nossas fronteiras e explorar novas possibilidades!


O coletivo Coma* não será mais formado exclusivamente pelas membras originais Alessandra Sposetti, Estefania Gavina e Sheila Oliveira.


O coletivo Coma* foi uma jornada incrível para nós três, repleta de colaborações inspiradoras, momentos criativos e experiências significativas. Como artistas, crescemos e aprendemos muito ao longo dessa jornada, e agora é o momento de abraçar uma nova fase.


A boa notícia é que o coletivo Coma* continuará vivo e pulsante, mas de maneira diferente. 


A partir de agora, as três membras fundadoras, Estefi, Sheila e Alessandra, estão entusiasmadas em atuar individualmente ou convidar outros artistas talentosos para se juntarem a esta jornada. Isso significa que o coletivo Coma* se tornará um espaço aberto para colaborações e novas perspectivas artísticas.


Isso permitirá que continuemos a criar e compartilhar nosso trabalho individualmente, ao mesmo tempo em que mantemos viva a essência e o espírito do coletivo que nos uniu inicialmente.


As atividades do coletivo Coma* não serão mais limitadas às edições anteriores. Com entusiasmo, anunciaremos novas edições das atividades do coletivo, apresentando uma visão renovada e inspiradora que reflete nossa evolução individual e o talento diversificado dos artistas que se unirem a nós.


Queremos agradecer a todos vocês por seu apoio contínuo ao longo desses dois anos! Esperamos que vocês estejam tão empolgados quanto nós para testemunhar esta nova fase do coletivo Coma*!


Muito obrigada a todos!


Sheila, Ale e Estefi

Membras Fundadoras do coletivo Coma*

coletivo COMA*


O coletivo foi idealizado por Sheila Oliveira e criado durante a pandemia do Covid-19. Nasceu a partir das afinidades e interesses pelo tema da alimentação entre as artistas visuais: Alessandra Sposetti (Rio de Janeiro), Estefania Gavina(Campinas) e Sheila Oliveira(São Paulo).


O coletivo tem um caráter experimental, intuitivo e interessado nas mais variadas possibilidades do movimento colaborativo, neste caso dedicado à pesquisa e produção poética a partir dos alimentos e da alimentação.


Tem como objetivo apresentar sua produção artística através das mais diversas linguagens expressivas e experiências sensoriais, estabelecendo discussões sobre cultura, consumo e hábitos alimentares por meio de exposições, ocupações e intervenções artísticas.


fundadoras do coletivo Coma*

Sheila Oliveira

Graduada em Biblioteconomia e Documentação e Pós Graduada em Arteterapia. Trabalhou com pesquisa de imagens na TV Cultura. Fotografa profissionalmente desde 1995. Em 2002 fundou o Empório Fotográfico, um estúdio especializado em alimentos e produtos. A artista é idealizadora do coletivo Coma*; do LAB Fotossensível, um laboratório de artes dedicado às imagens construídas a partir de elementos orgânicos; e do Projeto "Com os olhos no céu da boca". 

Como artista visual Sheila Oliveira desenvolve sua poética através de processos e interferências fotográficas, além de processos antigos e artesanais, investigando a natureza dos nossos vínculos e dos afetos criando analogias entre o nosso corpo e o corpo da fotografia. 

Nas artes visuais recebeu os prêmios Aquisição Casa do Olhar nos anos de 2011 e 2014 ; 2º Prêmio Mundie de Fotografia em 2018; selecionada nos Festivais: Lianzhou Foto Festival; Festival Zum (exposição de fotolivros); Athens Photo Festival; Bienal Internacional de Bogotá; entre outras participações em festivais e mostras coletivas. Seu trabalho faz parte dos acervos: Museu da Fotografia; Fotomuseo Bogotá; Santander Cultural; Museu Unesp; Pinacoteca de Santo André; Fundação Cultural de Beijing; entre outras coleções particulares. Principais exposições individuais:"De onde emergem os nervos" ZIP'UP, Zipper Galeria em 2017;"Rastro visto de coisa só ouvida", Fauna Galeria, 2014. 

www.sheilaoliveira.com.br 

@sheilaoliveira_sp

Canal Youtube

@comosolhosnoceudaboca

@emporiofotografico

www.emporiofotografico.com.br


Alessandra Sposetti

Nascida em Macerata (Itália), Alessandra Sposetti graduou em Artes Visuais na Universidade de Bolonha e pós-graduou em Design Visual na Scuola Politecnica di Design (SPD) de Milão. 

Nesta cidade, Alessandra trabalhou como diagramadora editorial (Vogue Itália), designer de moda e diretora de arte na agência de publicidade JWT. 

Desde 2005 mora no Rio de Janeiro onde trabalha com alimentos, como professora de culinária e artista visual. Seus fotolivros Gilda (2018) e Pasta madre (2021) foram finalistas em vários concursos internacionais.

Seu fotolivro Gilda (2018) foi finalista em vários concursos internacionais, entre eles o Kassel 2019, e o Pasta madre (2021) foi destaque no Festival ZUM e no Fotobook Award de Viena.

@alessandrasposetti

Canal Youtube


Estefania Gavina

Buenos Aires, 1972. Vive e trabalha em Campinas [SP] desde 2002. Artista fundadora do Ateliê CASA espaço idealizado como lugar de pesquisa e experimentação de fotografia contemporânea. É uma das idealizadoras do projeto ACHO – Arquivo Coleção de Histórias Ordinárias e Mamona Fotolivros. Suas obras se concentram na coleta e metamorfose de coisas descartadas para questionar a passagem da vida, o fim da existência e o que resta, a sobrevivência. Em 2021 participou do 46° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto,27º Salão de artes de Praia Grande, PROAC e do 12°Festival de Fotografia Hercule Florence. Sua obra foi selecionada para o Festival Foto em Pauta Tiradentes [2020], FIF_BH Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte [2020], MARP 2a Mostra do Programa de Exposições de Ribeirão Preto [2019], 49° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba [2019] e o Wall FOTOHAUS - OFF em Arles [2018]. Em 2019 realizou a exposição individual “O que mudou e continua a mudar” no Museu de Arte Contemporânea de Campinas pelo Fundo de Investimentos Culturais da cidade. Recebeu o Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia [2019] e foi finalista no Festival de Fotografia Goyazes [2017], o Prix Photo Web [2018] e o Prêmio Mundie de Fotografia [2016].

www.estefaniagavina.art

@estefaniagavina 

@ateliecasacampinas 

@acho_imagens 

@mamonafotolivros